Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Programa Pesquisa para o SUS

06/02/2019

Avaliação do Programa Pesquisa para o SUS tem início em 2019

Universidade Federal da Bahia irá analisar o impacto científico, tecnológico e institucional do Programa

 

 

Representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SCTIE/MS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) se reuniram para discutir e dar início ao projeto de avaliação do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). A UFBA irá realizar a avaliação do impacto científico, tecnológico e institucional do Programa.

 

O PPSUS, que completa 15 anos em 2019, tem como principal objetivo fortalecer a pesquisa em todas as unidades federativas, a partir de prioridades locais. O Decit coordena o programa, que conta com as parcerias do CNPq, das Secretarias de Saúde e das Fundações de Apoio à Pesquisa estaduais. Mais de 3.700 projetos de pesquisa já foram contemplados em todo o Brasil.

 

A UFBA realizará análises de produção científica, de incorporação de tecnologias e de redução de desigualdades regionais, considerando os temas de pesquisa das chamadas públicas realizadas nos estados pelo PPSUS. Também irá avaliar as relações entre os parceiros no Programa e suas perspectivas, entre outros tópicos.

 

Para saber mais sobre o PPSUS e alguns projetos de destaque que o Programa financiou, acesse a segunda edição da revista Ciência SUS em http://bit.ly/cienciasus2 .


Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • DECIT/SCTIE/MS, Fiocruz e Biominas Brasil anunciam acordo para apoiar pesquisadores na estruturação e aceleração de projetos inovadores
    Data: 13/06/2019

    O programa InovaLabs é parte integrante do programa INOVA – FIOCRUZ e tem como objetivo preparar pesquisadores para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores que possam resolver lacunas... Leia Mais.

  • Renezika
    Data: 24/05/2019

    Encontro dos coordenadores de coortes da Renezika encerra em Recife Termina hoje, em Recife-PE, o encontro dos coordenadores das principais coortes de gestantes e crianças expostas ao vírus zik... Leia Mais.

  • Hipertensão arterial
    Data: 17/05/2019

    Estudos apoiados pelo Decit/SCTIE/MS demonstram frequência da hipertensão arterial em diferentes grupos populacionais     Hoje, 17 de maio, é o Dia Mundial da Hipertensão Arterial. A do... Leia Mais.

  • Decit articula grande ação de fomento à pesquisa na área de doenças negligenciadas
    Data: 08/05/2019

    A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), Camile Sachetti; e o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Sa... Leia Mais.


Fonte: Brasil, Ministério da Saúde/Departamento de Ciência, Tecnologia e Insumos
Estratégicos, Sistema Pesquisa Saúde, disponível em http://www.saude.gov.br/pesquisasaude.
Governo Federal - Brasil Ministério da Saúde SUS - Sistema Único de Saúde