Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Decit articula grande ação de fomento à pesquisa na área de doenças negligenciadas

08/05/2019

A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), Camile Sachetti; e o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (DEVIT/MS), Julio Croda, se reuniram com atores estratégicos para articulação de uma grande ação de fomento à pesquisa na área de doenças negligenciadas.

O encontro ocorreu na última segunda-feira e contou também com o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcelo Morales, além de representantes da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Interamericano Desenvolvimento (BID).

As doenças negligenciadas são um grupo de patologias tropicais causadas por agentes infecciosos ou parasitas, consideradas endêmicas em populações de baixa renda. O apoio às pesquisas deste grupo de doenças está entre as prioridades do Decit.

Em 2017, o Departamento foi o maior financiador de pesquisa em doenças negligenciadas no Brasil, segundo o relatório G-Finder 2018, publicado pela Policy Cures Research, uma organização sem fins lucrativos de promoção da saúde global. No mundo, foi eleito o 12º maior financiador de pesquisa em dengue e o quarto em controle de vetores de doenças negligenciadas.

“O Decit, tradicionalmente, destina um aporte importante de recursos para a produção de pesquisas nessa área e vamos continuar investindo esse ano. A ideia é unir esforços e fazer uma grande ação articulada com o objetivo de eliminar algumas dessas doenças”, diz Camile Sachetti.

Vem novidades por aí.

Acompanhem as nossas redes sociais pelo perfil @cienciasus

Em breve, traremos novas informações.

 


Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.