Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Decit articula grande ação de fomento à pesquisa na área de doenças negligenciadas

08/05/2019

A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), Camile Sachetti; e o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (DEVIT/MS), Julio Croda, se reuniram com atores estratégicos para articulação de uma grande ação de fomento à pesquisa na área de doenças negligenciadas.

O encontro ocorreu na última segunda-feira e contou também com o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcelo Morales, além de representantes da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Interamericano Desenvolvimento (BID).

As doenças negligenciadas são um grupo de patologias tropicais causadas por agentes infecciosos ou parasitas, consideradas endêmicas em populações de baixa renda. O apoio às pesquisas deste grupo de doenças está entre as prioridades do Decit.

Em 2017, o Departamento foi o maior financiador de pesquisa em doenças negligenciadas no Brasil, segundo o relatório G-Finder 2018, publicado pela Policy Cures Research, uma organização sem fins lucrativos de promoção da saúde global. No mundo, foi eleito o 12º maior financiador de pesquisa em dengue e o quarto em controle de vetores de doenças negligenciadas.

“O Decit, tradicionalmente, destina um aporte importante de recursos para a produção de pesquisas nessa área e vamos continuar investindo esse ano. A ideia é unir esforços e fazer uma grande ação articulada com o objetivo de eliminar algumas dessas doenças”, diz Camile Sachetti.

Vem novidades por aí.

Acompanhem as nossas redes sociais pelo perfil @cienciasus

Em breve, traremos novas informações.

 


Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • DECIT/SCTIE/MS, Fiocruz e Biominas Brasil anunciam acordo para apoiar pesquisadores na estruturação e aceleração de projetos inovadores
    Data: 13/06/2019

    O programa InovaLabs é parte integrante do programa INOVA – FIOCRUZ e tem como objetivo preparar pesquisadores para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores que possam resolver lacunas... Leia Mais.

  • Renezika
    Data: 24/05/2019

    Encontro dos coordenadores de coortes da Renezika encerra em Recife Termina hoje, em Recife-PE, o encontro dos coordenadores das principais coortes de gestantes e crianças expostas ao vírus zik... Leia Mais.

  • Hipertensão arterial
    Data: 17/05/2019

    Estudos apoiados pelo Decit/SCTIE/MS demonstram frequência da hipertensão arterial em diferentes grupos populacionais     Hoje, 17 de maio, é o Dia Mundial da Hipertensão Arterial. A do... Leia Mais.

  • Decit articula grande ação de fomento à pesquisa na área de doenças negligenciadas
    Data: 08/05/2019

    A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), Camile Sachetti; e o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Sa... Leia Mais.


Fonte: Brasil, Ministério da Saúde/Departamento de Ciência, Tecnologia e Insumos
Estratégicos, Sistema Pesquisa Saúde, disponível em http://www.saude.gov.br/pesquisasaude.
Governo Federal - Brasil Ministério da Saúde SUS - Sistema Único de Saúde