Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Decit articula grande ação de fomento à pesquisa na área de doenças negligenciadas

08/05/2019

A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), Camile Sachetti; e o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (DEVIT/MS), Julio Croda, se reuniram com atores estratégicos para articulação de uma grande ação de fomento à pesquisa na área de doenças negligenciadas.

O encontro ocorreu na última segunda-feira e contou também com o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcelo Morales, além de representantes da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Interamericano Desenvolvimento (BID).

As doenças negligenciadas são um grupo de patologias tropicais causadas por agentes infecciosos ou parasitas, consideradas endêmicas em populações de baixa renda. O apoio às pesquisas deste grupo de doenças está entre as prioridades do Decit.

Em 2017, o Departamento foi o maior financiador de pesquisa em doenças negligenciadas no Brasil, segundo o relatório G-Finder 2018, publicado pela Policy Cures Research, uma organização sem fins lucrativos de promoção da saúde global. No mundo, foi eleito o 12º maior financiador de pesquisa em dengue e o quarto em controle de vetores de doenças negligenciadas.

“O Decit, tradicionalmente, destina um aporte importante de recursos para a produção de pesquisas nessa área e vamos continuar investindo esse ano. A ideia é unir esforços e fazer uma grande ação articulada com o objetivo de eliminar algumas dessas doenças”, diz Camile Sachetti.

Vem novidades por aí.

Acompanhem as nossas redes sociais pelo perfil @cienciasus

Em breve, traremos novas informações.

 


Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Monitoramento Técnico e Científico de Vacinas contra Covid-19
    Data: 16/07/2021

    Você sabia que desde abril de 2020 o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Ações Estratégicas em Pesquisa Clínica (Decit/SCTIE/MS), vem realizando o monitoramento periódico do desen... Leia Mais.

  • Conheça as modalidades de Fomento à Pesquisa em Saúde
    Data: 15/07/2021

    O Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) é o principal agente fomentador de conh... Leia Mais.

  • Conheça as modalidades de Fomento à Pesquisa em Saúde
    Data: 15/07/2021

    O Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) é o principal agente fomentador de conh... Leia Mais.

  • Você sabe o que é o Plano de Ação de Pesquisa Clínica?
    Data: 15/07/2021

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SCTIE/MS) elaborou o Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil, institucionalizado por meio da Portaria GM/MS Nº 559 de 09 de março de 2018. Trata-se... Leia Mais.