Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Oportunidades gratuitas de qualificação em Pesquisa Clínica

25/06/2021

O Plano de Ação de Pesquisa Clínica em seu eixo de Formação em Pesquisa Clínica, cuja finalidade é promover a formação continuada de recursos humanos em pesquisa clínica, é marcado pela atuação do Ministério da Saúde no monitoramento técnico da execução de dois importantes projetos na área de qualificação profissional. Os projetos são viabilizados por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e a Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV).¿

O projeto em parceria com a AHMV oferece uma série de cursos gratuitos e autoinstrucionais a profissionais que já trabalham ou pretendem iniciar sua carreira na área da pesquisa clínica

São cursos de curta duração (4h a 20h) que, desde 2020, já certificaram mais de 13.000 pessoas de todo o Brasil.  Atualmente 13 cursos se encontram disponíveis abordando diferentes temas, tais como: Prática Clínica Baseada em Evidências, Gerenciamento e Conclusão do estudo, Disseminação do Conhecimento Científico, Bioestatística I, dentre outros. Em breve também será lançado mais um curso sobre Bioestatística, totalizando, assim, 14 ofertas educacionais. 

Os cursos não possuem limite de inscrições e ficarão disponíveis na plataforma do AHMV até o dia 31/07/2021, basta acessar: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/pesquisaclinica 

Já o projeto desenvolvido em parceria com o HAOC prevê a oferta de três cursos em pesquisa clínica: Introdutório, Intermediário e Especialização Lato Sensu em Pesquisa Clínica. Ao longo do triênio 2021/2023 serão oferecidas 5.000 vagas em 5 edições (1.000 cada) do Introdutório, 2.100 vagas em 3 edições (700 cada) do Intermediário e 80 vagas em 2 edições (40 cada) da Especialização. Oportunamente será realizada ampla divulgação dos editais de todos estes cursos à medida que novas turmas forem abertas.  

Atualmente estão abertas as vagas para o curso Intermediário que possui carga horária de 70h e tutoria dedicada para o acompanhamento das atividades. As inscrições  podem ser feitas até o dia 22/07/2021, basta acessar o ícone "inscrições" em https://proadi.eadhaoc.org.br/. Este curso é destinado prioritariamente a profissionais graduados da área da saúde atuantes em pesquisa clínica e que estejam vinculados a instituições públicas. Podem participar também graduados em outras áreas, desde que atuem diretamente com pesquisa clínica. Bioética em pesquisa clínica, metodologia científica e avaliação crítica de evidência científica são alguns dos temas abordados no curso Intermediário.

 

Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.