Ministério da Saúde seleciona pesquisas em Ciências de Dados e Mudanças Climáticas para financiamento
Em busca de entender e atuar nos impactos das mudanças climáticas sobre a saúde da população brasileira, o Ministério da Saúde convida os pesquisadores doutores de todo o país a concorrerem à Chamada Pública sobre Ciência de Dados e Mudanças Climáticas. Iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Decit/SECTICS/MS), a Chamada objetiva que os estudos se tornem subsídios para a tomada de decisão no âmbito de mudanças climáticas, desastres e emergências em saúde pública.
As linhas de pesquisa contemplam modelos de predição de agravos em saúde; sistema de alerta de agravos em saúde; integração de sistemas; análise da situação de saúde; e impacto das mudanças climáticas nos serviços de saúde. O investimento total será de R$ 10 milhões e é possível submeter projetos até o dia 28 de setembro de 2023.
Realizada em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as pesquisas utilizarão bases públicas de dados, que fomentarão grupos de pesquisa brasileiros, em parceria com institutos de pesquisa de outros países, sobretudo fortalecendo as relações de cooperação na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa.
Podem concorrer ao edital pesquisadores com título de doutor e livre docência e que sejam vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT). As propostas contempladas deverão ser executadas em até três anos. Ao longo da execução das pesquisas, os resultados serão apresentados aos gestores do Ministério da Saúde para que políticas públicas sejam aprimoradas e para que a sociedade tenha acesso a novas tecnologias em saúde.
Saiba mais no edital da Chamada Pública sobre Ciência de Dados e Impactos das Mudanças Climáticas sobre a Saúde: https://bit.ly/ChamadaCiênciadeDados
Download do Edital: clique aqui
Download do Modelo de Proposta: clique aqui