Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública

30/10/2023

O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela criação de normativas que estabelecem sua obrigatoriedade nos órgãos públicos. A avaliação se caracteriza como um instrumento essencial para a melhoria dos gastos públicos, melhoria na qualidade da gestão e análise da efetividade das ações do Estado.
 
Diante da amplitude e complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), entendeu-se que a elaboração de uma publicação voltada especificamente para as políticas públicas de saúde seria uma ferramenta que poderia auxiliar de forma mais clara os gestores da saúde e pesquisadores. Nesse contexto, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS), lançou o livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" no dia 24 de outubro.
 
O livro oferece um referencial metodológico abrangente para a avaliação de políticas de saúde, com foco especial na avaliação de impacto. Reunindo professores e pesquisadores especializados, a obra proporciona uma visão diversificada e rica, representando uma rede de cientistas comprometidos em gerar conhecimento que informe o processo de tomada de decisões em políticas públicas.
 
Com a disponibilização do conteúdo no portal AvaliaSUS, o Ministério da Saúde não apenas coloca à disposição dos gestores e técnicos ferramentas conceituais e metodológicas para avaliações de políticas de saúde, mas também abre portas para a qualificação contínua dos profissionais do SUS em avaliação de políticas. A iniciativa visa fortalecer as capacidades das secretarias estaduais e municipais, bem como de todos os interessados na área, permitindo que conduzam suas próprias avaliações de impacto de políticas, programas e projetos de maneira mais eficaz.
 
A produção da publicação iniciou em 2018, com oficinas que reuniram pesquisadores e gestores experientes em avaliações de programas de saúde, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA desempenhou um papel fundamental na construção do material, aplicando sua experiência e conhecimento para criar uma obra abrangente e informativa.
 
Este livro é um passo significativo em direção a um sistema de saúde mais informado, eficiente e equitativo. Ao oferecer orientações claras e práticas, ele não apenas informa, mas capacita para transformar a maneira como as políticas de saúde são formuladas, implementadas e aprimoradas no Brasil. O evento de lançamento representou um compromisso contínuo com a excelência das políticas públicas na saúde pública brasileira. 
 
Para mais informações sobre o livro e seu conteúdo, bem como para acessar o material após o lançamento, visite o portal AvaliaSUS. A transformação começa com o conhecimento, e esta publicação é um passo em direção a um sistema de saúde melhor para todos os brasileiros.
 
Não conseguiu acompanhar o evento?

Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.