Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil

30/10/2023

O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 para a construção de uma sociedade inclusiva e adaptada a todas as idades.
 
Em sintonia com esta iniciativa internacional, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu o evento “A Década do Envelhecimento Saudável”, que ocorreu em 18 e 19 de outubro de 2023, em Brasília. Esta ocasião não foi apenas uma oportunidade para discutir os desafios enfrentados pelas pessoas idosas, mas também destacou a importância dos esforços coletivos na promoção do envelhecimento saudável.
 
Realizado em celebração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, o evento visou consolidar os esforços para alcançar os objetivos da Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, promovendo a conscientização sobre a importância do envelhecimento saudável e debates sobre questões cruciais relacionadas ao envelhecimento da população brasileira.
 
O evento promoveu um debate interdisciplinar entre gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil e proporcionou a apresentação de dados de estudos científicos que servirão como base para a atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, subsidiando decisões informadas por evidências. Ainda, destacou experiências bem-sucedidas de Comunidades Amigas das Pessoa Idosa, incentivando a replicação de práticas positivas em todo o país.
 
Além da organização do evento, o Decit/SECTICS/MS financia o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil). Este estudo, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma peça central na construção de indicadores para a Década do Envelhecimento Saudável. O ELSI-Brasil representa o compromisso do Brasil em produzir informações estratégicas, permitindo o monitoramento eficaz dos indicadores de envelhecimento saudável e condições de saúde na terceira idade.
 
Ao destacar o papel crucial do ELSI-Brasil e proporcionar um espaço para o diálogo entre diversos setores, este evento buscou ser um catalisador para o desenvolvimento de políticas inovadoras e sustentáveis, promovendo um envelhecimento saudável para todos os brasileiros. A participação ativa do Ministério da Saúde, da comunidade científica e o envolvimento da comunidade são essenciais para garantir que os esforços coletivos continuem a moldar um futuro em que as pessoas idosas possam viver com dignidade, saúde e bem-estar.
 
Não conseguiu acompanhar o evento?
 
Assista pelos links:
 

Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.