Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Prótese para perda total dos dentes é tema de tese de doutorado premiada

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2015 selecionou o trabalho entre 108 inscritos na mesma categoria
02/02/2016

A perda dos dentes é um problema muito comum na população idosa brasileira e que causa transtornos de mastigação, fonética, estética e na autoestima das pessoas. O Levantamento Nacional de Saúde Bucal de 2010 apurou que 3 milhões de idosos de 65 a 74 anos não tem nenhum dente (15% da população pesquisada) e 4 milhões perderam todos os dentes da arcada superior ou inferior (23%).

Para responder a essa demanda, o SUS fornece próteses dentárias, as conhecidas dentaduras, desde 2004. Avaliar a satisfação dos usuários dessas próteses com relação à qualidade das dentaduras foi o objeto do trabalho premiado na categoria Tese de Doutorado do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2015.

Mara Rodrigues Martins, da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou a pesquisa em Belo Horizonte, em 2010 e 2011, com pacientes da atenção básica em saúde que receberam próteses dentárias e observou que, quanto maior a qualidade técnica da prótese, maior o seu uso pelos pacientes e a satisfação dos usuários. A estabilidade e a extensão das dentaduras são fatores importantes nesse contexto. A pesquisa detectou que cerca de 41% dos pacientes não usam as próteses mandibulares (inferiores), o que está ligado à sua qualidade.

Essa é a primeira fase do estudo sobre pacientes que perderam os dentes. A segunda fase irá tratar das dificuldades e soluções do tratamento com implantes dentários.

O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS é uma iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS). Desde 2002, o prêmio busca uma forma de reconhecimento à comunidade científica e estímulo à produção direcionada às necessidades do Sistema Único de Saúde. O valor dos prêmios varia conforme a categoria (trabalho publicado, dissertação de mestrado, tese de doutorado e monografia de especialização ou residência). A categoria Tese de Doutorado teve 108 inscritos em 2015 e o trabalho premiado recebeu R$ 50.000,00.

Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.