Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Inovação em saúde

11/07/2017

Análise de imagem pode oferecer diagnósticos e prognósticos de câncer mais precisos

 

Uma ferramenta simples e inovadora para melhor diagnóstico de câncer foi o resultado do trabalho da pesquisadora Tatiana Wittée Neetzow Nunes, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, vencedor do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS de 2016, na categoria tese de doutorado.

A Análise Morfométrica Nuclear em tecido (TNMA), desenvolvida pela pesquisadora, é um tipo de diagnóstico por imagem que avalia o tamanho e a forma de núcleos de células de tumores e permite identificar melhor o tipo de câncer, seu estágio, sua agressividade, possibilidades de metástase, entre outras informações importantes para definir o tratamento e o prognóstico do paciente. A ideia é oferecer um método complementar à biópsia para que o diagnóstico e o prognóstico sejam feitos com maior precisão.

O método funciona com imagens de microscópio de células cancerosas, que são transferidas para o programa de computador Image Pro Plus. Com o uso das ferramentas do programa e da metodologia desenvolvida na pesquisa, o médico analisa o núcleo, a estrutura que contém o DNA da célula, em busca de características que indicam morte e envelhecimento celular, resistência e capacidade da célula de migrar e invadir tecidos vizinhos. Essas informações são importantes para a determinação do estágio em que o câncer se encontra e a probabilidade de metástase.

Aplicabilidade ao SUS

O câncer é a segunda causa de mortes no Brasil e a tendência que se mostra é de aumento no número de casos. A maior parte das mortes pela doença ocorre por causa de detecção tardia, dificuldade de classificação e metástases. A TNMA pode auxiliar na melhora do quadro de diagnóstico e pode ser incorporado ao SUS a baixo custo, pois demanda apenas a aquisição do programa de computador e o treinamento dos profissionais para análise. A retirada de amostras de células de tumor para diagnóstico de câncer já é um procedimento realizado com frequência.

O Prêmio

O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS existe desde 2002, como iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) para oferecer reconhecimento e estímulo à comunidade científica. O valor do prêmio varia de 15 a 50 mil reais, de acordo com as categorias: trabalho científico publicado, dissertação de mestrado, tese de doutorado e monografia de especialização ou residência. Na edição de 2016, foram inscritos 345 trabalhos.

O trabalho vencedor

Categoria

Pesquisador

Prêmio

Estudo

 

Doutorado

Tatiana Wittee Neetzow Nunes

R$ 50.000,00

Análise Morfométrica Nuclear em tecido (tNMA): uma ferramenta com potencial para abordagem integrada no rastreamento, diagnóstico e prognóstico do câncer.

 


Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Agenda Nacional de prioridades de pesquisa em saúde
    Data: 11/07/2017

    Acesso à ANPPS Leia Mais.

  • Inovação em saúde
    Data: 11/07/2017

    Análise de imagem pode oferecer diagnósticos e prognósticos de câncer mais precisos   Uma ferramenta simples e inovadora para melhor diagnóstico de câncer foi o resultado do trabalho da pe... Leia Mais.

  • Plano de ação em pesquisa clínica
    Data: 11/07/2017

    Ministério da Saúde apresenta plano de ação para aumentar competitividade do Brasil em pesquisa clínica O plano de ação incorpora sugestões da indústria nacional e internacional, associações, i... Leia Mais.

  • Resultado da chamada para eventos
    Data: 22/05/2017

    Foi publicado o resultado da chamada pública de apoio a eventos técnico-científicos em saúde de 2017. Acesse a lista de selecionados   Conforme previsto no item 18 do edital, os intere... Leia Mais.


Fonte: Brasil, Ministério da Saúde/Departamento de Ciência, Tecnologia e Insumos
Estratégicos, Sistema Pesquisa Saúde, disponível em http://www.saude.gov.br/pesquisasaude.
Governo Federal - Brasil Ministério da Saúde SUS - Sistema Único de Saúde