Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Resistência Microbiana

08/12/2017

MINISTÉRIO DA SAÚDE SELECIONA PROJETOS SOBRE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS

 

Ação une duas redes, EVIPnet Brasil e REBRATS, em parceria para busca de evidências no tema que é preocupação global

 

O Ministério da Saúde-MS e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) abrem inscrições aos interessados em apresentar projetos nas áreas de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e de Políticas Informadas por Evidências (PIE) no âmbito da EVIPNet Brasil - Rede para políticas informadas por evidências - sobre o tema da resistência aos antimicrobianos.

Parceria entre as redes EVIPnet e REBRATS, a chamada tem como objetivo selecionar proposta para concessão de apoio financeiro a projetos de ATS e PIE, no âmbito do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle aos Antimicrobianos. Cada selecionado receberá de 50 a 150 mil reais, dependendo do tipo de projeto desenvolvido.

A resistência aos antimicrobianos é uma preocupação global. Segundo relatório da OMS publicado em 2014, todas as regiões do mundo apresentam altos níveis de resistência. No entanto, há muitas lacunas de pesquisa o tema e também na produção de novos antibióticos. Nos últimos 30 anos, nenhum medicamento novo foi desenvolvido. O uso indiscriminado de antibióticos pelas pessoas também contribui para o desenvolvimento de micro-organismos resistentes.

O público-alvo da chamada são pesquisadores vinculados às instituições públicas ou privadas que desenvolvam pesquisa ou exerçam atividades no campo da ATS ou interessados no campo das políticas informadas por evidências pela metodologia das ferramentas SUPPORT, utilizadas pela EVIPNet Brasil.

A partir dessa chamada os participantes terão que desenvolver produtos que vão desde revisões sistemáticas, avaliações de custo-efetividade, sínteses de evidências, até sínteses de diálogos deliberativos.

Para execução dos projetos apoiados os contemplados terão o prazo de até 12 meses para os estudos de ATS e até 15 meses para os produtos EVIPNet, contados a partir da assinatura do contrato.

A chamada contempla 7 linhas de ação definidas a partir de uma oficina de prioridades com pesquisadores, representantes de organismos internacionais e técnicos da gestão pública em julho de 2017. Os temas incluem mecanismos de resistência, prevenção, diagnóstico, tratamento, prevalência e políticas de saúde, entre outros.

Para se inscrever, o candidato deve enviar a proposta conforme modelo (apêndice III) para o endereço eletrônico rebrats@saude.gov.br, até o dia 31 de janeiro de 2018. A seleção dos projetos submetidos será realizada por meio de análise e avaliações comparativas de acordo com as etapas e regras estabelecidas pelas instituições proponentes.

Resultado

O resultado esperado é a elaboração de estudos de ATS - revisões sistemáticas e avaliações econômicas de custo-efetividade e produtos de PIE no âmbito da EVIPNet - desenvolvidos com base nas Ferramentas SUPPORT. Todos os produtos têm como objetivo subsidiar o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle aos Antimicrobianos.

Serviço

Chamada Pública para apoio a projetos de Avaliação de Tecnologias em Saúde e de Políticas Informadas por Evidências sobre Resistência aos Antimicrobianos

Edital

Apêndice I: detalhamento sobre os produtos EVIPNet

Apêndice II: instrutivo para carta acordo

Apêndice III: estrutura do projeto

Anexos I a III: solicitação de carta-acordo, orçamento e cronograma de atividades

Inscrições: de 06/12/2017 a 31/01/2018 – enviar projetos para rebrats@saude.gov.br

Resultados: a partir de 13/03/2018 nos sites rebrats.saude.gov.br e brasil.evipnet.org

Informações: rebrats@saude.gov.br e evipnetbrasil@saude.gov.br

 

Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • I Fórum sobre os Biobancos de Investigação Científica
    Data: 13/08/2018

    Fórum discute os desafios e oportunidades para alavancar a inovação tecnológica dos biobancos no Brasil   Pesquisadores, gestores de saúde e membros da indústria farmacêutica se reuniram em... Leia Mais.

  • Redes sociais do Decit
    Data: 10/08/2018

    Ciência SUS é o novo perfil do Decit nas redes sociais   O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da... Leia Mais.

  • Riscos cardiovasculares em adolescentes
    Data: 10/08/2018

    Nova fase da pesquisa ERICA acontece em quatro capitais brasileiras   2ª etapa do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes volta a avaliar jovens que participaram da pesquisa em 20... Leia Mais.

  • Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) Bahia
    Data: 03/08/2018

    Seminário Marco Zero abre as atividades de pesquisa do PPSUS-BA   Pesquisadores contemplados no edital do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS-BA) participaram... Leia Mais.


Fonte: Brasil, Ministério da Saúde/Departamento de Ciência, Tecnologia e Insumos
Estratégicos, Sistema Pesquisa Saúde, disponível em http://www.saude.gov.br/pesquisasaude.
Governo Federal - Brasil Ministério da Saúde SUS - Sistema Único de Saúde