Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Pesquisa em resistência aos antimicrobianos

06/04/2018

Ministério da Saúde desenvolve ações para buscar respostas contra resistência aos antimicrobianos

Incentivar o desenvolvimento de pesquisas é a principal estratégia do Ministério da Saúde para encontrar soluções para este problema mundial.

 

Dois editais abertos neste mês para apoiar estudos no país sobre Resistência aos Antimicrobianos estão entre as iniciativas do Ministério da Saúde para buscar soluções para enfrentar esse crescente problema. Essas ações são parte do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle de Resistência aos Antimicrobianos.

A resistência aos antimicrobianos (RAM) é a capacidade de um microrganismo de resistir aos efeitos dos compostos utilizados para tratá-los, como antibióticos, antifúngicos, antivirais, entre outros. Atualmente, é considerada como uma das principais ameaças à saúde da população mundial. O uso desmedido e irracional de antibióticos tem contribuído para o aumento deste problema.

Segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), é crescente o nível de resistência mundial. A lista de bactérias resistentes sofreu significativo aumento, de 7, em 2014, para 12, em 2017. Isso significa que, sem uma ação urgente, infecções comuns podem voltar a ser fatais. O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, desenvolve inúmeras ações de incentivo à pesquisa para oferecer respostas a esse problema.

 

Plano de ação nacional

A elaboração do Plano Nacional de Prevenção e Controle de Resistência aos Antimicrobianos é uma das ações para fazer frente ao problema. Essa ação envolve diversos órgãos federais além do Ministério da Saúde, como o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A publicação do Plano deve acontecer ainda esse ano, com as ações já em andamento, e tem como finalidade assegurar a continuidade do tratamento e prevenção de doenças infecciosas, com qualidade garantida, medicamentos seguros e eficazes, que sejam acessíveis e utilizados de forma responsável. Para alcançar este fim, o plano contém cinco objetivos estratégicos, dentre eles reforçar a base de conhecimento e evidência através da vigilância e investigação.

A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Camile Giaretta Sachetti, destaca que o MS vem priorizando o fomento à pesquisa na temática de RAM, por meio da articulação nacional e internacional.

 

Financiamento de pesquisas prioritárias

O Ministério da Saúde, em parceira com o CNPq, abriu na última semana uma chamada pública de apoio a estudos sobre o tema no valor de 7 milhões de reais. O objetivo é incentivar pesquisas em temáticas consideradas mais urgentes no contexto da resistência aos antimicrobianos. As inscrições estão abertas até o dia 21 de maio e podem ser realizadas pelo site do CNPq: http://cnpq.br

 

Parceria internacional

Também lançada na última semana, a chamada pública em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates irá oferecer recursos para até dez projetos de pesquisa com abordagens inovadoras para estabelecer a prevalência da resistência aos antimicrobianos no Brasil com foco em Saúde Única (animal e humana). Com recursos do Ministério da Saúde e do programa Grand Challenges, a chamada tem o valor total de um milhão de dólares. As inscrições estão abertas até o dia 28 de maio no portal da fundação.

 

Cooperação com os hospitais de excelência do PROADI-SUS

Além disso, o Ministério da Saúde viabilizará, pelo PROADI-SUS, o desenvolvimento de nove estudos para avaliar o perfil de resistência aos antimicrobianos no país. O objetivo dessa iniciativa é aprofundar o conhecimento sobre quais os principais organismos causadores de doenças nas diferentes localidades do Brasil. Esses projetos serão importantes para orientar o tratamento empírico de pacientes, lançar bases para uma ação em nível local, nacional e regional, e monitorar a eficácia das intervenções realizadas.

 

O que a população pode fazer?

Algumas ações individuais podem ajudar a combater a resistência aos antimicrobianos. Usar antibióticos somente quando o médico receitar, no tempo certo da prescrição, nunca compartilhar antibióticos nem usar prescrições antigas são algumas atitudes que a população deve tomar diante do problema.

 

Mais informações:

Resistência antimicrobiana: relatório global de vigilância (2014) http://www.who.int/drugresistance/documents/surveillancereport/en/

Worldwide country situation analysis: response to antimicrobial resistance (2015) http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/163468/1/9789241564946_eng.pdf?ua=1&ua=1

 

Fonte: Departamento de Ciência e Tecnologia - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS)

Foto: Peter Ilicciev - Fiocruz Imagens

 

Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.