Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

ATS em Medicina Nuclear

10/05/2018

ATS em Medicina Nuclear é tema de webconferência

 

O Departamento de Ciência e Tecnologia da SCTIE, por meio da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde (REBRATS), realizou no dia 08 de maio, na sede do Ministério da Saúde, a sua reunião mensal por meio do SIGREBRATS, organizada em conjunto com a Rede Universitária de Telemedicina (Rede RUTE). O encontro abordou o tema “Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) em Medicina Nuclear” e contou com a participação (via webconferência) da professora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Lorena Pozzo.

O IPEN é uma autarquia federal que produz atualmente 38 tipos de radiofármacos distribuídos para 400 clínicas e hospitais em todo o Brasil.

O Ministério da Saúde vem buscando parcerias que propiciem os avanços na área de medicina nuclear. Uma dessas iniciativas é o convênio firmado para a construção de reator nuclear no país, equipamento essencial para produção de medicamentos para o tratamento de câncer.

No âmbito da Avaliação de Tecnologias de Saúde (ATS) ainda há muito trabalho a ser feito na área, principalmente em relação a estudos de custo-efetividade e avaliação de tecnologias obsoletas. Neste sentido, a Dra. Lorena está organizando uma rede de pesquisadores brasileiros, com formação multiprofissional, para desenvolverem estes estudos.

O DECIT apoia esta iniciativa e irá lançar chamada publica para estudos de ATS com temas prioritários para o Ministério da Saúde na área de medicina nuclear.

 

Núcleo de Comunicação - Decit/SCTIE/MS


Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.