Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Inovação

18/05/2018

Ministério da Saúde busca soluções inovadoras para o SUS

Em parceria com CNPQ, a pasta lançou hoje edital de 15 milhões para financiar soluções inovadoras em saúde.

Os pesquisadores interessados em contribuir com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras voltadas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) passam a contar com mais uma oportunidade a partir desta sexta-feira (18).  O Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Decit/SCTIE, órgão vinculado ao Ministério da Saúde - MS, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq acabam de lançar uma chamada pública que busca apoiar projetos de pesquisa que têm como foco a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 15 milhões. Os projetos deverão ter como objetivo o desenvolvimento de pesquisas que colaborem com a geração de novas tecnologias em quatro principais áreas: diagnóstico e tratamento, fármacos e medicamentos, medicina regenerativa e organização dos serviços de saúde, no que se refere ao acesso, acolhimento, assistência e gestão para o SUS.

“Queremos contemplar pesquisadores que consigam fazer com que suas inovações contribuam, de fato, para a melhoria do SUS e favoreçam os usuários. É preciso oferecer esse retorno à comunidade e vamos avançar cada vez mais para dar um salto qualitativo nas pesquisas e conseguir mais espaço para as inovações”, afirma o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marco Fireman.

O financiamento será destinado a projetos no valor máximo de R$ 2 milhões (dois milhões de reais). “Estamos buscando melhorias em áreas que são fundamentais e afetam diretamente o usuário do sistema. A tecnologia tem colaborado não só na busca por soluções diagnósticas e de tratamento, mas tem sido também uma grande ferramenta para ajudar a otimizar os processos e reduzir os custos, trazendo grandes benefícios ao governo e à população”, diz a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), Camile Sachetti.

A data limite para submissão das propostas é 13 de julho. Já a divulgação do resultado será realizada no dia 10 de setembro. 

Para outras informações, acesse o link do edital no Portal CNPq.


Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • MS e HCOR promovem oficina
    Data: 18/02/2019

    O Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), em parceria com o Hospital do Coração (HCOR)... Leia Mais.

  • Programa Pesquisa para o SUS
    Data: 06/02/2019

    Avaliação do Programa Pesquisa para o SUS tem início em 2019 Universidade Federal da Bahia irá analisar o impacto científico, tecnológico e institucional do Programa     Representan... Leia Mais.

  • A segunda edição da Revista Ciência SUS já está disponível
    Data: 27/12/2018

    A segunda edição da revista Ciência SUS já está no ar. Produzida pelo Decit/SCTIE/MS, a publicação traz reportagens sobre resistência antimicrobiana, impressão 3D, o Estudo Longitudinal de Saúde do... Leia Mais.

  • Entrevista Marco Fireman
    Data: 21/12/2018

      Dois anos e meio após ocupar o segundo posto mais importante do Ministério da Saúde, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), Marco Antôni... Leia Mais.


Fonte: Brasil, Ministério da Saúde/Departamento de Ciência, Tecnologia e Insumos
Estratégicos, Sistema Pesquisa Saúde, disponível em http://www.saude.gov.br/pesquisasaude.
Governo Federal - Brasil Ministério da Saúde SUS - Sistema Único de Saúde