Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Técnicos do Decit se reúnem com representantes do Prosperity Fund

Equipe do Departamento de C&T do Ministério da Saúde apresentou propostas com o objetivo de fortalecer a Inovação em Saúde no Brasil
15/06/2018

Técnicos do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde se reuniram durante dois dias com uma equipe do Prosperity Fund, fundo de cooperação do Governo do Reino Unido, para apresentar propostas com o objetivo de fortalecer a ciência, tecnologia e inovação em saúde no Brasil.

Financiado através do Foreign and Commonwealth Office (Ministério das Relações Exteriores Britânico), o Prosperity Fund é um fundo que apoia financeiramente o crescimento e o bem-estar social de países parceiros-chave elegíveis para a chamada Assistência Oficial ao Desenvolvimento Externo. O Brasil é um dos oito países que integram o Programa Better Health (BHP), que visa fomentar projetos que buscam melhorar a saúde da população.

O programa estabelece alguns pilares para a destinação do recurso financeiro, a exemplo do apoio às estratégias nacionais de Doenças Não Transmissíveis; iniciativas de Saúde Digital que permitam maior acesso aos cuidados; Educação e Treinamento que contribuam para melhorar os padrões de atendimento; iniciativas no âmbito da Melhoria do desempenho do provedor, que aumentam a qualidade do atendimento e, também, iniciativas de Ciências da Vida, que aumentam a competência clínica local e o acesso a medicamentos considerados essenciais.

Propostas – Entre as propostas sugeridas pela equipe do Decit estão o apoio ao desenvolvimento de protocolos de pesquisa clínica nas fases I e II, colaboração em cursos Lato-Sensu e Stricto Sensu em Ciência, Tecnologia e Gestão da Inovação em Saúde, além de parcerias para fomentar novas pesquisas científicas colaborativas entre pesquisadores brasileiros e britânicos, com duplo financiamento, para o desenvolvimento de medicamentos-chave relevantes para ambos países.

“O Reino Unido é referência no mundo em diversas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e a possibilidade de uma parceria fortalecerá o intercâmbio entre pesquisadores, além de ser de extrema importância para o aprimoramento dos processos no que se refere à pesquisa em saúde no Brasil”, pontua o analista de cooperação internacional do Decit, Vinícius Ferreira.

Atualmente, a equipe do Prosperity Fund – formado por facilitadores sênior, especialistas do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e membros da equipe de políticas da BHP - está coletando as propostas e consultando as partes interessadas em uma parceria no Brasil para co-desenvolver um pacote das colaborações técnicas que foram propostas.  Esta avaliação será usada para reportar ao Foreign and Commonwealth Office, comitê Ministerial do Reino Unido, e, após a aprovação e priorização, moldará os documentos finais da  cooperação. A previsão é que o processo de desenho e formulação das ações seja realizado até o final do ano e que os projetos comecem a ser implementados no primeiro semestre de 2019.

 

Núcleo de Comunicação Decit/SCTIE/MS

Foto: Divulgação

 

Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.