Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

GT sobre Biossimilares

15/08/2018

Grupo de Trabalho inicia diálogo sobre Política Nacional de Medicamentos Biológicos

 

Representantes de instituições da área da saúde se reúnem para discutir estratégias de pesquisa e desenvolvimento dos biossimilares

 

O mercado de medicamentos tem demonstrando uma tendência constante de crescimento e disponibilidade de remédios biológicos em relação aos remédios sintéticos, o que tem provocado um importante impacto no sistema de saúde, sobretudo em relação aos custos dos tratamentos de doenças crônicas. Nesse sentido, foi realizada nesta terça-feira, 14, na sede do Ministério da Saúde (MS), em Brasília, a 1ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do SUS.

 

O evento reuniu representantes de diversas instituições da área da saúde para dialogar sobre estratégias relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e acesso a estes produtos, de modo a atender às novas e crescentes demandas da sociedade. Entre os objetivos do GT está a criação de um relatório consolidado com as discussões dos temas pertinentes à pesquisa, desenvolvimento, produção, regulação, acesso e monitoramento do uso de medicamentos biológicos fornecidos pelo SUS.

 

“Esse GT conta com a participação de grandes profissionais, que contribuirão de forma significativa para a definição da Política Nacional de Medicamentos Biológicos, algo de extrema importância para o futuro do país. O SUS atende milhões de brasileiros e a tendência é que esse número aumente consideravelmente, devido ao crescimento do envelhecimento da sociedade. Precisamos discutir e implementar novas alternativas para atender essa demanda e os remédios biológicos poderão suprir os possíveis gargalos que irão surgir no decorrer do tempo”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS, Marco Antônio Fireman.

 

Para a diretora de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/MS), Cleonice Lisbete Silva Gama, o GT é um marco no âmbito dos biossimilares. “Esta ação proporciona um importante diálogo sobre remédios biológicos. Aqui estão sendo discutidas ações de relevância para a saúde da população, além de incorporação de novas tecnologias, que resultarão nos medicamentos biológicos e na continuação e ampliação de diversas ações do SUS”, disse Cleonice.

 

De acordo com a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/MS), Camile Giaretta Sachetti, é essencial que as instituições de saúde se unam para a ampliação do atendimento à população. “Esse trabalho de cooperação é de extrema importância. É necessário que mais instituições trabalhem no fomento de estudos, atuando em prol da política nacional de saúde”.

 

Biossimilares

A biotecnologia é a rota preferencial de pesquisa e desenvolvimento dos medicamentos biológicos que representam, atualmente, a maior fonte de inovação da indústria farmacêutica, trazendo solução para inúmeras doenças, até então não tratadas eficazmente com as terapias tradicionais. Os medicamentos biológicos são usualmente utilizados no tratamento de câncer e doenças autoimunes.

 

O Grupo de Trabalho foi instituído para discussão e formulação da Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando, dentre outros aspectos, a necessidade de orientar e coordenar ações específicas sobre a utilização de medicamentos biológicos no âmbito do SUS.

 

Núcleo de Comunicação do Decit/SCTIE/MS

Foto: Divulgação

Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.