Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) Bahia

03/08/2018

Seminário Marco Zero abre as atividades de pesquisa do PPSUS-BA

 

Pesquisadores contemplados no edital do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS-BA) participaram de evento em Salvador

 

Entre os dias 25 e 27 de julho, a Escola de Saúde Pública da Bahia – Professor Jorge Novis (ESPB) recebeu pesquisadores contemplados no edital do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS-BA). Coordenadores dos 56 projetos participaram do Seminário Marco Zero, onde apresentaram suas propostas de pesquisa, trocaram informações e receberam direcionamentos para obter os resultados esperados ao longo das investigações científicas.  Representantes de instituições que fazem parte da coordenação do programa estiveram presentes.

 

Edlaudo Assis, responsável pelo Controle Interno da FAPESB, detalhou procedimentos de relevância no momento das prestações de contas parcial e final. “Os coordenadores devem ficar atentos à gestão financeira dos projetos. O acompanhamento dos gastos de recursos também é significativo para o fortalecimento do Programa no âmbito do setor público”, finalizou.

 

Trocas e direções

Os painéis abordaram duas grandes áreas: 1º) leishmaniose e doença de Chagas; 2º) zika, chikungunya e dengue. Uma banca composta por doutores especialistas no campo da saúde pedia detalhes sobre os projetos, colocando dúvidas nas dinâmicas de pesquisa, sugerindo rumos ou indicando pontos problemáticos.

 

A coordenadora nacional do PPSUS, Marge Tenório, afirmou que o programa é conduzido a partir de uma gestão compartilhada. “Trata-se de um programa espalhado por todo o país e tem potencializado, em grande número, a pesquisa em saúde. E o mais significativo é a relação do programa com a sociedade. Nosso compromisso é devolver soluções que deem conta dos problemas de saúde local”, observou.

 

Fonte: FAPESB

Foto: Divulgação


Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.