Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Ministério da Saúde e NIH abrem oportunidade para financiamento de pesquisas biomédicas

10/12/2018

Ministério da Saúde e NIH abrem oportunidade para financiamento de pesquisas biomédicas

Serão selecionados de oito a dez projetos de parcerias entre pesquisadores brasileiros e norteamericanos

 

Pesquisadores brasileiros que colaborarem com cientistas americanos terão a oportunidade de receber apoio financeiro para estudos de doenças infecciosas, imunologia e diversas outras linhas de pesquisa biomédica.

O Ministério da Saúde e o National Institutes of Health, órgão de desenvolvimento de pesquisas do governo dos Estados Unidos, lançaram no dia 04/12 uma chamada conjunta que receberá inscrições a partir de fevereiro de 2019. Os pesquisadores brasileiros interessados terão esse tempo para estabelecer parcerias com pesquisadores vinculados às instituições norteamericanas elegíveis.

Os temas contemplados na chamada são: HIV/Aids e comorbidades; arboviroses e patógenos emergentes e reemergentes; tuberculose; malária; biologia e controle de vetores; detecção e vigilância de doenças infecciosas; alergia, imunologia e transplantes; saúde infantil e desenvolvimento humano; doenças neurológicas e AVC; e ciências ambientais da saúde. Estudos de pesquisa clínica também serão contemplados.

As inscrições serão realizadas pelo sistema do NIH e estarão abertas de 08/02/2019 a 08/03/2019. Deverá ser submetida uma proposta única para cada parceria. Os pesquisadores podem encaminhar uma carta de intenção, conforme link abaixo, até o dia 08/02.

O NIH não estabelece critérios de titulação acadêmica para a submissão de propostas, mas irá avaliar a expertise dos pesquisadores, o potencial impacto dos projetos, a abordagem, o potencial de inovação e as instituições envolvidas.

O valor total do financiamento será de cerca de 22 milhões de reais e serão selecionados de 8 a 10 projetos. Cada projeto receberá 175 mil dólares anuais e deverá concluir as pesquisas em até 4 anos.

A colaboração entre o Ministério da Saúde e o NIH teve início em 2013, com o financiamento da Coorte Brasileira de Tuberculose (RePORT-Brasil). Em 2014, uma chamada de pesquisa selecionou 19 projetos brasileiros sobre doenças infecciosas e imunologia para receber financiamento de 5,5 milhões de reais.

 

Serviço:

U.S.-Brazil Collaborative Biomedical Research Program

(Programa de Colaboração em Pesquisa Biomédica Brasil – EUA)

Inscrições: de 08/02/2019 a 08/03/2019

Informativo e links para inscrição: https://grants.nih.gov/grants/guide/rfa-files/RFA-AI-18-054.html

Dúvidas: http://grants.nih.gov/support/index.html

 

Núcleo de Comunicação – CGGCCT/Decit/SCTIE


Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.