O Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) está na sua 8ª edição com a participação de todas as Unidades Federativas (UF) do Brasil. As chamadas públicas estão sendo lançadas gradativamente nos estados e, os editais definem as linhas de pesquisa conforme as necessidades locais. O objetivo do PPSUS é fomentar pesquisas regionais que respondam às reais necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e está direcionado para o fortalecimento da pesquisa regional de forma que os projetos precisam garantir que o conhecimento científico gere impacto real na qualidade de vida da população.
O programa promove a Oficina de Prioridades de Pesquisas em Saúde (OPP) em cada UF, organizada pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) em colaboração com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Durante as OPPs, de forma colaborativa, a comunidade acadêmica, pesquisadores e gestores definem os temas de pesquisa das chamadas estaduais para a seleção de projetos que receberão financiamento do PPSUS. As linhas de estudo e os eixos temáticos refletem os desafios de saúde na região e são estabelecidos conforme as necessidades da população e dos Planos Nacional e Estadual de Saúde.
O investimento total da 8ª edição do PPSUS é de R$ 170,8 milhões, destinados à aquisição de materiais de consumo e equipamentos, além da implementação de bolsas nos projetos aprovados. Para saber o valor de cada estado acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/oitava-edicao-do-programa-pesquisa-para-o-sus-ppsus-define-prioridades-dos-estados
Submissão de propostas
Até o final do mês de abril, seis estados brasileiros estarão recebendo a submissão de propostas de pesquisas para a 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).
-
No Mato Grosso do Sul as inscrições se encerram no dia 04/04
-
No Mato Grosso o prazo vai até dia 07/04
-
A data limite na Paraíba é 10/04
-
Pernambuco e Distrito Federal recebem propostas até dia 17/04
-
No dia 30/04, será a vez de Santa Catarina encerrar o prazo da submissão.
Em maio, os pesquisadores de cinco estados precisam ficar atentos para os prazos:
-
Piauí – 02.05
-
Amazonas – 12.05
-
Acre – 16.05
-
Bahia – 16.05
-
Rio Grande do Sul – 19.05
O edital pode ser acessado pelo Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&t), disponível no endereço: http://sisct.saude.gov.br/sisct.
Confira o mapa dos editais da 8ª edição do PPSUS lançados abaixo.
O projeto e os parceiros estratégicos
O PPSUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas. O Programa busca promover o desenvolvimento científico e tecnológico para atender às peculiaridades, especificidades e necessidades de saúde das populações locais e sua execução envolve parcerias nos âmbitos federal e estadual. O Decit/Sectics/MS é o coordenador nacional, e o CNPq a instituição responsável pelo gerenciamento administrativo do Programa. Na esfera estadual, estão envolvidas as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) e as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). As FAP executam o Programa em nível estadual e atuam em parceria com as SES.