Home / Pesquisas de Saúde
  • Pesquisa
Edital:

CHAMADA PÚBLICA Nº. 04/2017 PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE - FAPEG/SES-GO/CNPq/MS-DECIT/2017 - PPSUS/GO

UF:

GO

Município:

GOIÂNIA

Ano:

2017

Título:

Exercício físico e educação alimentar: uma proposta para a população atendida na Estratégia Saúde da Família

Coordenador:

Maria Sebastiana Silva

Nome Social:

URL do lattes:

http://lattes.cnpq.br/1329422634395496

Palavras Chaves:

Obesidade;Fatores de risco;Estresse oxidativo;Educação Alimentar e Nutricional;Exercício;

Resumo:

Objetiva-se avaliar os efeitos de um programa de exercício físico e educação alimentar sobre os fatores de risco para as doenças crônicas degenerativas não transmissíveis (DCNTs) da população atendida na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Santo Antônio de Goiás. Participarão do estudo 200 pessoas de ambos os sexos, 20 anos de idade da ESF. As pessoas serão avaliadas quanto às características sociodemográficas, saúde, qualidade de vida, antropométricas, composição corporal, bioquímicas e cardiorrespiratória. O programa de exercício físico e educação alimentar será executado durante doze meses. Os exercícios serão realizados com o método de treinamento em circuito com pesos livres e equipamentos de baixo custo, três vezes por semana durante 50 minutos. As ações de educação alimentar serão realizadas quinzenalmente, por 12 meses, com palestras, rodas de conversa, filmes, gincanas e oficinas para avaliação e consolidação da aprendizagem. Os dados serão analisados no SPSS, p 0,05.

Texto para não especialistas:

Frente aos elevados índices de sobrepeso e obesidade na população brasileira, esta pesquisa visa avaliar os fatores de risco associados a estas condições patológicas, bem como o efeito do exercício físico e educação alimentar em melhorar a saúde das pessoas participantes.

Sub-Agenda:

Doenças Crônicas Não Transmissíveis

PESS Objetivos Estratégicos: Principal

Objetivo Estratégico 01

PESS Objetivos Estratégicos: Secundário

Objetivo Estratégico 01

Transversalidade:

Promoção da Saúde

Instituição:

Valor Total:

R$ 99.100,00

Data Início:

05/03/2018

Data Fim:

20/12/2019

Modalidade de Fomento:

Fomento Descentralizado - PPSUS

Modalidade de Gestão:

Projeto Isolado

Natureza da Pesquisa:

Saúde Coletiva

Tipo da Pesquisa:

Pesquisa Clínica e experimental de atenção a saúde

Setor de Aplicações do Resultado da Pesquisa:

Trabalho em saúde

Aplicabilidade ao SUS:

Recentemente as prefeituras de cidades de pequeno porte próximas ao Campus Universitário tem demonstrado abertura para a realização de projetos de pesquisa em seus municípios. As atividades de pesquisa podem ser desenvolvidas através de parcerias entre a Universidade e a Estratégia Saúde da Família (ESF), de forma que as atividades de pesquisa agregam novas formas de intervenção à ESF, e em contrapartida os municípios dão apoio com a utilização de sua infraestrutura. Os resultados das pesquisas, como a proposta neste projeto, têm impacto direto na qualidade de vida da comunidade, geram informações consistentes que podem ser consideradas nos programas de atenção básica, e, em médio e longo prazo, podem refletir na redução dos gastos do Sistema Único de Saúde com tratamento de morbidades relacionadas a fatores comportamentais.

Objetivo:

OBJETIVO GERAL Avaliar os efeitos de um programa de exercício físico e educação alimentar sobre os fatores de risco para as doenças crônicas degenerativas não transmissíveis (DCNTs) da população 20 anos de idade, atendida na Estratégia Saúde da Família de Santo Antônio de Goiás. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Determinar o perfil sociodemográfico e de saúde da população; - Diagnosticar os fatores de risco para as DCNTs; - Avaliar os parâmetros antropométricos, composição corporal, marcadores bioquímicos do sangue, consumo alimentar, aptidão cardiorrespiratória, função pulmonar e qualidade de vida, antes e após os doze meses de intervenção com exercícios físicos e educação alimentar.

Metodologia:

Participaram do estudo 150 pessoas com idade >=20 anos de idade, sendo 140 mulheres e 10 homens. Do total de participantes 80 realizaram a intervenção com exercícios físicos e 30 participaram de todas as atividades de Educação Alimentar e Nutricional. Os participantes foram recrutados pelos agentes de saúde do município. Os procedimentos seguiram as normas da Resolução nº 466/12/12/2012/CNS, projeto aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFG (nº 784.446). As coletas de dados aconteceram na Unidade Básica de Saúde e no Laboratório de Fisiologia, Nutrição e Saúde/FEFD/UFG. Critério e inclusão: pessoas atendidas na ESF com liberação médica para a prática de exercícios físicos. Critério de exclusão: pessoas com artrite reumatoide, artrose, que foi acometido de infarto nos últimos 6 meses, gestantes e aquelas com déficit físico e neurológico. Os procedimentos seguiram as normas da Resolução nº 466/12/12/2012/CNS. O projeto tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa/UFG (nº 784.446). - Questionário social e demográfico - antes da intervenção (ABEP, 2015). - Questionário qualidade de vida ¿ antes e após a intervenção (CICONELLI et al., 1999). - Consumo alimentar - questionário de frequência alimentar (QFA) e o recordatório de 24horas. Quantificação dos consumos e energia, carboidratos, proteínas e lipídios ¿DietPro ¿ antes e após intervenção (SLATER et al., 2000). - Dados antropométricos: massa corporal (MC), índice de massa corporal (IMC), circunferência de cintura (CC) e relação cintura estatura (RCE) - antes e após intervenção - Composição corporal - bioimpedância elétrica: massa livre de gordura (MLG); massa gorda (MG), água corporal intracelular (ACI), água corporal total (ACT), conteúdo mineral ósseo (CMO) e taxa metabólica basal (TMB) ¿ antes e após intervenção. (BARBOSA-SILVA et al., 2003). - Marcadores bioquímicos: frações lipídicas, glicemia (Kits Laboratório Doles),) e estresse oxidativo [malonaldeído, glutationa peroxidase e redutase, atividade antioxidante total (CAT ou TAC) e catalase, conforme técnicas do Laboratório de Farmacologia e Toxicologia/FF/UFG] ¿ antes e após intervenção. - Aptidão cardiorrespiratória: variáveis ventilatórias e trocas gasosas durante o teste de esforço cardiorrespiratório, em esteira rolante acoplada ao analisador dos gases (Metalyzer II) ¿ VO2max, VCO2max, RER ¿ antes e após intervenção O programa de exercícios físicos e educação alimentar foram realizados em 4 etapas, com duração de três meses cada. As ações de educação nutricional foram realizadas quinzenalmente, em 4 etapas com duração de 3 meses cada. O programa de exercício foi realizado no Ginásio de Esporte e outros espaços públicos e o programa de educação alimentar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidade Básica de Saúde (UBS) e Escola Municipal. As coletas de dados aconteceram na Unidade Básica de Saúde e no Laboratório de Fisiologia, Nutrição e Saúde/FEFD/UFG.

Resultados Encontrados:

Durante a realização do projeto, foram incluídas no estudo 150 participantes, contudo somente 80 finalizaram as atividades de intervenção com exercícios físicos e 30 a Educação Alimentar e Nutricional. Do total de participantes, 140 eram mulheres. Na linha de base foi encontrado os seguintes dados dos participantes: 46,63±13,31 anos de idade, estatura de 156,57±13,57 m, massa corporal de 76,06±15,37 kg, índice de massa corporal de 37,13±72,02 kg/m2, pressão arterial sistólica de 125±19,29 mmHg e diastólica de 78,65±11,50 mmHg. Do total, 39,0% utilizavam anti-hipertensivos, 12,4% hipoglicemiantes e 12,6% antilipidêmicos. Não foi encontrada diferenças significativas entre os escores dos domínios da qualidade de vida, nem nos percentuais de adequação entre mulheres hipertensas e não hipertensas. No entanto, na análise de associação foi identificado que as mulheres hipertensas tinham odds ratio 0,28 (0,075-1,046) (p=0,047), de ter pior score do aspecto de saúde da qualidade de vida em relação as mulheres sem a doença. As pessoas que efetivamente participaram dos exercícios físicos e educação alimentar apresentaram alterações importantes na massa corporal, composta pelo ganho de massa magra e redução de gordura corporal, sobretudo abdominal. Também foram observadas mudanças favoráveis nas capacidades físicas e funcionais como: força, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória. Apesar da baixa adesão às atividades de educação alimentar e nutricional, os que participaram apresentaram relatados de aumento no consumo de alimentos de origem vegetal e redução de industrializados. A partir da avaliação do consumo dos macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídios) antes e após a intervenção, foi observada redução significante (p < 0,05) na ingestão dos carboidratos e, consequentemente, no consumo energético diário, sem alteração no consumo de proteínas e gorduras totais (p ¿ 0,05). Essa redução no consumo de carboidratos mostrou-se benéfica para a saúde dos participantes, visto que a ingestão elevada deste macronutriente está diretamente relacionada ao aumento das concentrações séricas de glicose e, para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, deve-se haver um consumo adequado de carboidratos, baseado em uma dieta com alimentos de baixa carga e índice glicêmicos. Quanto ao efeito dos exercícios físicos e educação alimentar e nutricional na qualidade vida dos participantes, apenas o domínio social apresentou maiores escores.

Patente:

Não

Descrição do Produto/Processo:

Não Informado

Produções Científicas Decorrente da Pesquisa:

Artigos aceito para publicação 1 - Hipertensão arterial sistêmica influência no aspecto social da qualidade de vida de mulheres atendidas na estratégia saúde da família - Revista Portuguesa de Cardiologia. 2 - Impacto de um programa de exercícios físicos e educação nutricional na glicemia, antropometria e composição corporal de mulheres com diabetes mellitus tipo 2, atendidas na Estratégia de Saúde da Família ¿Brazilian Journal of Health Review. Apresentação em Eventos Científicos 1 - Efeito de um programa de exercício físico na pressão arterial, antropometria e composição corporal de mulheres hipertensas atendidas na Estratégia de Saúde da Família ¿ 2020, Brazilian Congress of Health 2 - Impacto de um programa de exercícios físicos e educação nutricional na glicemia, antropometria e composição corporal de mulheres com diabetes mellitus tipo 2, atendidas na Estratégia de Saúde da Família ¿ 2020, Brazilian Congress of Health Apresentação em Eventos Científicos 3 - Inadequações na ingestão de nutrientes por adultos com excesso de peso ¿ XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional ¿ 2018, São Paulo 4 - Efeito de um programa supervisionado de exercício físico sobre a prevalência de obesidade entre adultos com excesso de peso ¿ XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional ¿ 2018, São Paulo. Apresentação em Eventos Científicos 5 - Benefícios de um programa de extensão com exercícios físicos sobre os indicadores da síndrome metabólica em mulheres de Santo Antônio de Goiás ¿ 15º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG, 2018. 6 - Hipertensão arterial sistêmica influência no aspecto social da qualidade de vida de mulheres atendidas na estratégia saúde da família. XI Seminário Regional de Extensão da Região Centro-Oeste ¿ SEREX. Cuiabá ¿ MT. 2020 Dissertações e Teses 1 ¿ Dissertação Defendida ¿ PPGCS - Qualidade de vida de mulheres com e sem risco cardiovascular atendidas em uma unidade básica de saúde. 2 ¿ Tese qualificada ¿ PPGCS - Treinamento combinado em circuito, fatores de risco cardiovascular e aptidão física de usuários de um serviço saúde público de um município goiano

Formação de Doutores:

Sim

Quantos?

1

Referência(s) da(s) Tese(s):

Tese do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde/FM/UFG - Treinamento combinado em circuito, fatores de risco cardiovascular e aptidão física de usuários de um serviço saúde público de um município goiano - Fagner Medeiros Alves (Tese qualificada e programada para ser defendida em agosto de 2021.

Formação de Mestres:

Sim

Quantos?

Referência(s) da(s) Dissertação(ões):

Dissertação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde/FM/UFG - Qualidade de vida de mulheres com e sem risco cardiovascular atendidas em uma unidade básica de saúde (Dissertação Defendida - Sebastião Paulo dos Santos Carvalho)

Formação de Especialistas:

Não

Recomendação para o SUS:

As prefeituras de cidades de pequeno porte próximas ao Campus Universitário têm demonstrado abertura para a realização de projetos de pesquisa em seus municípios. As atividades de pesquisa podem ser desenvolvidas através de parcerias entre a Universidade e a Estratégia Saúde da Família (ESF), de forma que as atividades de pesquisa agregam novas formas de intervenção à ESF, e em contrapartida os municípios dão apoio com a utilização de sua infraestrutura. Os resultados das pesquisas, como a proposta neste projeto, têm impacto direto na qualidade de vida da comunidade, geram informações consistentes que podem ser consideradas nos programas de atenção básica, e, em médio e longo prazo, podem refletir na redução dos gastos do Sistema Único de Saúde com tratamento de morbidades relacionadas a fatores comportamentais. Especificamente sobre os resultados encontrados com a intervenção com exercícios físicos, ficou demonstrado que ele foi efetivo em promover vários benefícios aos usuários dos Serviços Públicos de Saúde, dentre elas a redução de fatores de riscos nas doenças crônicas não transmissíveis, na melhora das capacidades de aptidão física e na qualidade de vida. Além disso, o protocolo de treinamento proposto é de fácil aplicação e de baixo custo e pode ser realizado de forma coletiva. As atividades são executadas três vezes na semana com a utilizando de uma pequena quantidade de materiais esportivos de baixo custo como cones, colchonetes, medicine balls, bola suíça, halteres e barras, que podem ser facilmente adaptados à realidade de cada espaço e, por se tratar de aulas em circuito, podem atender uma grande quantidade de pessoas. Quanto ao programa de Educação Alimentar proposto contribuiu para melhora na qualidade alimentar e adequação na ingestão de nutrientes. A proposta também foi realizada de forma coletiva, com atividades lúdicas e informativas sobre a alimentação do cotidiano das pessoas. Foram utilizadas estratégias de baixo custo e fáceis de serem executadas que podem ser incorporadas, assim com o programa de treinamento, nas estratégias de prevenção e tratamento das doenças crônicas e não transmissíveis, e consequentemente reduzir os gastos públicos com medicações, exames e internações.





Buscar Pesquisas

Notícias

  • Lançada chamada pública do Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS
    Data: 08/04/2025

    O Ministério da Saúde realizou, na quarta-feira (26), em Brasília, a cerimônia de lançamento da chamada pública do Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS (CT&I SUS). Na oc... Leia Mais.

  • 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS lança editais com prazos para submissão de propostas
    Data: 03/04/2025

    O Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) está na sua 8ª edição com a participação de todas as Unidades Federativas (UF) do Brasil. As chamadas públicas estão sendo lanç... Leia Mais.

  • Piauí lança 8ª edição do PPSUS com investimento recorde
    Data: 21/03/2025

    O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), lançou, no dia... Leia Mais.

  • Distrito Federal lança Programa Pesquisa para o SUS com investimento de R$ 7,5 milhões
    Data: 21/03/2025

    O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), lançou, no dia... Leia Mais.