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Edital:

Chamada nº 21/2023 - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva

UF:

SP

Município:

SÃO PAULO

Ano:

2023

Título:

Avaliação da literacia digital em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS)

Coordenador:

IVAN TORRES PISA

Nome Social:

Ivan Torres Pisa

URL do lattes:

http://lattes.cnpq.br/2841925497526792

Palavras Chaves:

pessoal de saúde;alfabetização digital;educação baseada em competências;competência em informação;inclusão digital;saúde digital;

Resumo:

Este projeto tem como objetivo geral apoiar a qualificação e aperfeiçoamento profissional de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS) quanto à sua literacia digital em saúde e seus conhecimentos em saúde digital. Como objetivos específicos: a) Disponibilizar um portal web, aberto e gratuito, com um instrumento de auto-avaliação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital - aqui denominado Teste IDs - para trabalhadores da APS. b) Oferecer caminhos de aprendizagem sobre literacia digital em saúde e temas da saúde digital para trabalhadores da APS a partir da relação entre resultados do Teste IDs e processos de educação formal e não-formal preferencialmente produzidos ou financiados pelo setor público. c) Evoluir o Teste IDs no conceito de inteligência digital em saúde para apoiar uma estratégia efetiva para a educação permanente em saúde, formal e não-formal, para trabalhadores da APS e dos outros níveis do SUS.

Texto para não especialistas:

Este projeto tem como objetivo geral apoiar a qualificação e aperfeiçoamento profissional de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS) quanto à sua literacia digital em saúde e seus conhecimentos em saúde digital.

Sub-Agenda:

Gestão do Trabalho e Educação em Saúde

PESS Objetivos Estratégicos: Principal

Objetivo Estratégico 08

PESS Objetivos Estratégicos: Secundário

Objetivo Estratégico 09

Transversalidade:

Comunicação e Informação em Saúde

Instituição:

Valor Total:

R$ 1.488.080,00

Data Início:

13/12/2023

Data Fim:

31/12/2026

Modalidade de Fomento:

Fomento Nacional

Modalidade de Gestão:

Projeto Isolado

Natureza da Pesquisa:

Saúde Coletiva

Tipo da Pesquisa:

Sistemas de saúde, planejamento e gestão de políticas, programas e serviços de saúde

Setor de Aplicações do Resultado da Pesquisa:

Trabalho em saúde

Aplicabilidade ao SUS:

A1. O projeto aprimora a literacia digital dos trabalhadores da APS, elevando a qualidade e eficiência do atendimento no SUS, integrando eficazmente as tecnologias digitais na prática clínica. A2. Atua como um impulsionador da educação permanente em saúde, alinhando-se à ESD e facilitando a implementação de práticas digitais na saúde. A3. Aumenta a literacia digital, melhorando a comunicação, integração e gestão de dados dentro do SUS, otimizando decisões clínicas e administrativas. A4. Auxilia na expansão do acesso a serviços de saúde, minimizando disparidades ao habilitar trabalhadores da APS no uso de tecnologias digitais. A5. Estimula a inovação e adoção de novas soluções tecnológicas no SUS, assegurando a atualização constante dos profissionais da APS no ambiente de saúde digitalizado.

Objetivo:

Este projeto tem como objetivo geral apoiar a qualificação e aperfeiçoamento profissional de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS) quanto à sua literacia digital em saúde e seus conhecimentos em saúde digital. Como objetivos específicos: a) Disponibilizar um portal web, aberto e gratuito, com um instrumento de auto-avaliação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital - aqui denominado Teste IDs - para trabalhadores da APS. b) Oferecer caminhos de aprendizagem sobre literacia digital em saúde e temas da saúde digital para trabalhadores da APS a partir da relação entre resultados do Teste IDs e processos de educação formal e não-formal preferencialmente produzidos ou financiados pelo setor público. c) Evoluir o Teste IDs no conceito de inteligência digital em saúde para apoiar uma estratégia efetiva para a educação permanente em saúde, formal e não-formal, para trabalhadores da APS e dos outros níveis do SUS.

Metodologia:

Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com enfoque quantitativo (5). Seguirá as etapas: 1) Disponibilizar portal web com o teste de literacia digital em saúde. Será revisado e disponibilizado o Teste IDs por meio de um portal web de livre acesso, gratuito. Serão planejadas ações de divulgação e estratégias de aplicação do teste com diferentes instâncias do SUS, órgãos representativos e organização civil que tratam da formação de trabalhadores do SUS. As aplicações serão direcionadas a grupos de participantes voluntários, neste caso trabalhadores da APS, para responder a um teste individual de literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital. O respondente terá acesso apenas ao resultado de seus próprios testes. Uma análise quantitativa dos resultados não-identificados será realizada a partir de agrupamentos. Um painel com resultados globais será disponibilizado publicamente para auxiliar na identificação da situação do tema no universo do SUS para gestores, profissionais de saúde, sociedade civil e outros atores, numa linguagem acessível. 2) Oferecer caminhos de aprendizagem ao trabalhador da APS. A partir do resultado individual obtido pelo respondente será fornecida informação sobre o processo de formação educacional sobre literacia digital em saúde e em saúde digital. Cursos e demais recursos educacionais formativos serão compilados e relacionados com o modelo do Teste IDs para que a informação oferecida esteja individualizada, sob medida para o trabalhador da APS. 3) Evolução para o teste de inteligência digital em saúde. A incorporação do restante do framework sobre inteligência digital com foco na saúde será realizada, considerando uma ampliação dos temas e perfis do profissional sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no seu trabalho no SUS. A devolutiva dos respondentes do Teste IDs passará por avaliação qualitativa para promover correções e ajustes. Atividades de testes, de avaliação de conteúdo, de homologação e de incorporação final ao Teste IDs serão realizadas com a participação de especialistas voluntários, representativos e com domínio em educação permanente do trabalhador da saúde.

Resultados Encontrados:

Contribuições científicas esperadas: C1. Modelo conceitual sobre literacia digital em saúde relacionado à estratégia de saúde digital e com foco na educação permanente em saúde de trabalhadores da APS. C2. Avaliação da situação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital de trabalhadores da APS. C3. Modelo conceitual sobre inteligência digital em saúde relacionado à estratégia de saúde digital e com foco na educação permanente em saúde de trabalhadores da APS. Produtos tecnológicos esperados: P1. Portal web de acesso livre, gratuito, que ofereça um teste de literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital, com foco no cenário de saúde brasileiro e no SUS, com destaque para trabalhadores da APS, para identificar perfis de cidadania, criatividade e competitividade digital. Inicialmente o portal abordará apenas a competência de literacia digital em saúde, mas ao incluir o conceito de inteligência digital em saúde, o teste considerará as competências: direitos, comunicação, inteligência emocional, segurança, proteção, identidade, literacia e uso digital. P2. Painel web de acesso livre, gratuito, com resultados globais e indicadores quanto à situação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital com foco nos trabalhadores da APS. P3. Catálogo digital de acesso livre, gratuito, de instituições de ensino e recursos educacionais que possibilitem o desenvolvimento das competências digitais necessárias para atuação na APS no contexto da saúde digital.

Patente:

Não

Descrição do Produto/Processo:

Não Informado

Produções Científicas Decorrente da Pesquisa:

Branco GV, Lopes LR, Pelogi APS, Souza LA, Silva AB, Pisa IT, Ramos LR. Teste de inteligência digital em saúde: autoavaliação das competências digitais. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], v. 10, n. 16, p. 183¿193, 2025. DOI: 10.24281/rremecs2025.10.16.183 Branco GV, Lopes LR, Ferreira Jr CJ, Grolli RE, Baptista, RS, Akamine NCA, Prado IA, Chagas DC, Silva AB, Pisa IT. (2024). Avaliação da inteligência digital em saúde de trabalhadores da saúde. Journal of Health Informatics, 16(Especial). DOI: 10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1380 Branco GV, Lopes PRL, Pisa IT. Evolução da literacia digital e sua importância para os trabalhadores da área da saúde na era da inteligência digital. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. [online], volume 5, n. 3. Fortaleza, dezembro de 2020, p. 01-15. DOI: 10.36517/DOI:10.36517/resdite.v5.n3.2020.a8

Formação de Doutores:

Sim

Quantos?

1

Referência(s) da(s) Tese(s):

Gilberto Vieira Branco. Título: Avaliação da inteligência digital de profissionais da Atenção Primária em Saúde. Programa: Saúde Coletiva, EPM, UNIFESP.

Link:
Formação de Mestres:

Sim

Quantos?

1

Referência(s) da(s) Dissertação(ões):

Roberta Eduarda Grolli. Título: Tecnologias em saúde e inteligência artificial na gestão de atrasos em unidades cirúrgicas. Programa: Programa de Pós Graduação em Enfermagem, UFSC.

Link:
Formação de Especialistas:

Sim

Quantos?

1

Referência(s) da(s) Dissertação(ões):

Luciana Aparecida de Souza. Título: Especialização em Informática em Saúde. UAB/UNIFESP

Link:
Recomendação para o SUS:

Ofertar instrumento de auto-avaliação da literacia digital em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde nos sistemas oficiais, para CONASS/CONASEMS e gestores em geral, e no aplicativo Meu SUS Digital.





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