Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

Fórum Pesquisa Clínica no Brasil

Evento contou com a presença do Ministro da Saúde e discutiu o panorama de realização de estudos clínicos no país
21/10/2016

O Ministério da Saúde promoveu, em 19 de outubro de 2016, o Fórum Pesquisa Clínica no Brasil: competitividade internacional e desafios, com o objetivo de discutir o panorama brasileiro da Pesquisa Clínica e apontar os interesses nacionais na realização de ensaios clínicos.

O evento apresentou visões de representantes da academia, da gestão e da indústria farmacêutica e contou com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Marco Fireman, e da diretora substituta do Departamento de Ciência e Tecnologia, Camile Sachetti.

“Nossa missão no Ministério da Saúde é fazer gestão para dar aos profissionais da saúde do SUS as melhores condições para que eles possam produzir bons resultados”, afirmou o Ministro, que apontou, nesse contexto, a pesquisa clínica como prioridade do Ministério da Saúde.

A programação teve início com a apresentação da Avaliação da capacidade brasileira para realização de ensaios clínicos, uma análise feita em conjunto pelo HCor, pelo Inca e pela Fiocruz. Em seguida, o debate prosseguiu nas mesas Capacidades e potencialidades da Pesquisa Clínica no Brasil: visão da academia; Avanços dos sistemas ético e regulatório no Brasil e Desafios e oportunidades para a condução dos estudos clínicos no Brasil: visão do setor farmacêutico.

Como resultado deste fórum, o que se pretende é uma maior colaboração entre os setores interessados na busca de processos menos burocráticos e de melhor infraestrutura para pesquisa clínica, incluindo um plano de ação do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, segundo Camile Sachetti.

As mesas de discussão demonstraram que o Brasil tem um bom potencial de desenvolvimento na área. Segundo Carlos Caramori, professor da Universidade Estadual Paulista que participou como palestrante da mesa sobre a visão da academia, a oferta de recursos naturais do país favorece a descoberta de novos produtos e matérias-primas, enquanto a diversidade étnica torna mais ricas as pesquisas clínicas realizadas, mas ainda há necessidade “de um fortalecimento desse tripé governo, indústria e academia para favorecer o processo regulatório, diminuir a burocracia e buscar recursos que venham da esfera privada mas alinhados aos interesses públicos”.

Veja a programação completa e os participantes de todas as mesas neste link.

Ouça o Ministro Ricardo Barros falar ao fórum:
 


Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.