Home / Mais notícias / Visualizar Notícia

ELSA Brasil

26/09/2018

Elsa Brasil comemora 10 anos com evento em Belo Horizonte

 

Estudo de coorte composto por 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa comemora uma década de atividades

 

Está sendo realizado pelo Brasil uma série de eventos em comemoração aos 10 anos do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - ELSA Brasil. No dia 24 de setembro foi a vez de Belo Horizonte celebrar a primeira década do projeto, o maior estudo epidemiológico já realizado na América Latina.

 

Durante a cerimônia, realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi inaugurada a placa comemorativa em homenagem ao ELSA Brasil, no campus da universidade. O evento também marcou o início da mostra "Dez Anos do ELSA Brasil", que percorrerá a UFMG e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A exposição é composta por textos, pôsteres e publicações que contam a história do estudo e apresenta resultados da pesquisa.

 

O ELSA Brasil consiste em uma pesquisa de grande porte que visa esclarecer os determinantes de doenças crônicas na população brasileira, que são as que mais contribuem para a mortalidade, tanto no Brasil como em todo o mundo. O objetivo é investigar a incidência e os fatores de risco dessas doenças na população brasileira, em particular as doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes, renais e os diversos tipos de câncer. 

 

A coordenadora do ELSA Brasil em Minas Gerais, Sandhi Barreto, observou que para obter resultados o estudo precisa acumular repetições de atividades e ações, pois a comparação de informações, que mostram a mudança no estado de saúde, é o principal objeto de estudo do ELSA. “É de extrema importância que todas as instituições participantes do estudo mantenham o comprometimento para a continuação desse relevante projeto”.

 

Camile Sachetti, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), destacou que o estudo sempre teve cuidado e atenção com a formação dos colaboradores, promovendo capacitações. “Profissionais de diferentes setores da saúde integram o estudo, que também atua na contribuição para a formação de recursos humanos na área de doenças crônicas”, disse Camile.

 

Estiveram presentes no evento os reitores e vice-reitores de pesquisa da UFMG e do CEFET-MG, diretores das faculdades de Medicina, Enfermagem e Hospital das Clinicas, participantes do estudo, pesquisadores, coordenadores do ELSA em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Rio Grande do Sul e Bahia, além de representantes do Decit/SCTIE/MS.

 

Núcleo de Comunicação do Decit/SCTIE/MS

Fotos: Divulgação

Buscar Pesquisas

Buscar Notícias

Notícias

  • Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil marca nova fase para Políticas Informadas por Evidências
    Data: 30/10/2023

    O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS) promoveu a reunião do Conselho Consultivo da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil – EVIPNet Brasil no dia 26 de outubro,... Leia Mais.

  • Decit/SECTICS promove debate sobre a Década do Envelhecimento Saudável no Brasil
    Data: 30/10/2023

    O envelhecimento progressivo da população brasileira tornou-se uma realidade incontestável. Em resposta a esse desafio demográfico, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove a Década do Envelhec... Leia Mais.

  • Livro "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS" impulsiona qualidade na Gestão Pública
    Data: 30/10/2023

    O interesse por pesquisas avaliativas, principalmente nos órgãos governamentais, cresceu justificada pelo desejo de se medir a efetividade e desempenho das políticas públicas, acompanhado pela cria... Leia Mais.

  • Decit promove a campanha Outubro Rosa
    Data: 30/10/2023

    O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autoexame das mamas e mamografias. Para promover a campanha, a equ... Leia Mais.